Centenário

Anteriores:

Eventos do Centenário

Exposição Isolino Vaz - Um traço inconfundível - Gaia.

Exposição retrospetiva, na Biblioteca Municipal de Gaia. Foram expostas pinturas a óleo, retratos em vários suportes, incluindo as peças a carvão, postais ilustrados, desenhos, estudos dos vitrais da Igreja do Monte da Virgem, ilustração (livros), peças de escultura, medalhas e fotografias.

 

Esta exposição teve o maior objetivo de divulgação do espólio notável de um artista plástico multifacetado, nascido na Madalena, em 1922. Teve o apoio do Município de Vila Nova de Gaia com organização do Pelouro da Cultura e da Associação Cultural Amigos de Gaia. Com co-curadoria do artista plástico José Silva e Sérgio Vaz (projeto da exposição).

2023-01-21 a 2023-04-22

Exposição Isolino Vaz - Um Homem Diferente - Faro

Grande exposição retrospetiva, Isolino Vaz, “Um homem diferente”, inaugurada no dia 26 de novembro, no Museu Municipal de Faro. Esta exposição teve o apoio do Município de Faro e organização do Museu Municipal de Faro, através do seu diretor Dr. Marco Lopes. Foi bem representativa do legado artístico, pedagógico e pessoal, e da importância deste artista plástico na cidade de Faro. Com a co-curadoria de Daniel Santana e Elsa Vaz (filha do artista plástico).

2022-11-26 a 2023-05-21

Exposição Grandes Mestres - Mosteiro de Ancede - Baião

A Exposição Internacional dos Grandes Mestres, no Mosteiro de Ancede (em Baião), recentemente recuperado pelo arquitecto Siza Vieira, é o ponto de partida para um pólo de vida cultural de referência no espaço do Douro, Tâmega e Sousa. É um espaço notável que, só por si, merece uma visita”. 
 
Esta exposição conta com uma obra do Mestre Isolino Vaz, entre outros grandes Mestres, que por acaso foi professor de desenho do arquiteto Álvaro Siza ,antes de ingressar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto , e o autor da obra de reabilitação deste edifício.

2022-10-08

Exposição no Átrio da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Mostra de 3 obras a óleo de grandes dimensões, no átrio da Faculdade de Belas-Artes do Porto. Foi ideia (proposta pela Susana Barros) o percurso pedestre entre esta exposição, passando pelos 10 magníficos vitrais da Igreja de Santo Ildefonso, culminando no edifício sede (com qualidade arquitetónica e urbanística) da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, junto ao Rivoli.

2022-06-18

Exposição Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto

As peças expostas cumpriram não só o propósito de divulgar a obra de um artista plástico preponderante na arte portuguesa do séc. XX, como também na participação da atividade diária da Associação. Esta dinâmica e mistura cultural foi complementar e as obras foram também vistas por intervenientes de várias áreas do saber, especialmente, do jornalismo e da literatura.

2022-06-18

Recital no Auditório Municipal de Gaia

Recital em dueto com o pianista portuense Vasco Dantas e a violoncelista Isabel Vaz (filha de Isolino), com música de Beethoven, Mussorgsky, com o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gaia e da Associação Cultural Amigos de Gaia. Foi não só uma homenagem digna a um artista plástico agora ainda mais reconhecido, como também foi meritória pelos intervenientes e pela valorização deste tipo de iniciativas culturais, à escala local e com enquadramento nacional.

2022-05-29

Recital Casa Comum – Reitoria da Universidade do Porto

Recital em dueto com o pianista portuense Vasco Dantas e a violoncelista Isabel Vaz (filha de Isolino), com música de Beethoven, Mussorgsky e um encore surpreendente, com o cenário das obras de arte cedidas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, não poderia ter decorrido em sala mais apropriada do que esta da “Casa Comum”, no edifício da Reitoria da Universidade do Porto

2022-05-28

Exposição Escola Secundária Dr. Joaquim Ferreira Alves

Com poucos recursos, se faz muito. Uma pequena mas enorme exposição na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves [oficial]. Agradecimento enorme ao professor Joaquim Pimenta e também ao professor Joaquim Pereira, entre todos os envolvidos nesta Semana Internacional do Ensino Artístico da UNESCO, celebrada por esta escola.

2022-05-24

Abertura do Centenário – Cine-Teatro Eduardo Brazão, Valadares

Foi um concerto verdadeiramente memorável, muito graças ao virtuosismo do Vasco Dantas que, mais uma vez, demonstrou a sua mestria ao piano e empatia com o público. O Mestre Isolino Vaz, provavelmente, iria aplaudir esta digna homenagem com uma sala deslumbrante e, felizmente, muito bem composta, no dia do seu aniversário a 23 de abril.

2022-04-23